Nestas instruções que devem ser lidas com atenção e cuidado  estão as orientações para que você prepare a documentação necessária para iniciar o processo de inscrição junto ao CRMV-MG.

A recomendação é se prepare toda a documentação de forma que os arquivos sejam salvos em uma pasta para agilizar o procedimento. 

Observe que os arquivos de documentação devem ser salvos em pdf, já os arquivos da assinatura digital e da foto digital devem ser salvos em jpg.

Documentos a serem produzidos em formato PDF

  • Requerimento de Inscrição preenchido e assinado eletronicamente (formato pdf, este documento pode ser assinado através do gov.br); Clique aqui
    Importante: No preenchimento do Requerimento, quando o pedido for feito com o Certificado de Conclusão de Curso ou o Certificado de Colação de Grau, em substituição ao Diploma, nos campos destinados a informações do Diploma (Nº do Registro do Diploma, Nº do Livro e nº da Folha), preencha com um numeral 9, cada campo deste).

  • Diploma original ou Certificado de Conclusão de Curso, digitalizado frente e verso (formato pdf);
    Importante: O documento apresentado (Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso ou de Colação de Grau) deve estar assinado digitalmente e com possibilidade de validação pela Internet, conforme dispõe a
  • Resolução CRMV-MG nº 381 de 2 de abril de 2024.
  • Certificado de participação no curso de Introdução à atuação Profissional Legal: O curso é feito na plataforma Universidade CRMV-MG (https://universidade.crmvmg.gov.br). Os dados para login serão obtidos a partir das informações preenchidas no Requerimento de Inscrição (Primeiro documento desta lista) e serão enviados para seu e-mail em até 2 horas após o preenchimento do formulário. Em caso de não recebimento do login e senha estes poderam ser solicitados pelo e-mail: assessoria.tecnica@crmvmg.gov.br. Para solicitar as credenciais de acesso você deve informar seu cpf.
  • Documento de identidade dotado de fé-pública, como: Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, digitalizado (em formato pdf);
  • Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na Receita Federal, caso esta informação não conste do documento de identidade mencionado no item anterior, digitalizado em formato pdf;
  • Prova de quitação do serviço militarsomente para profissionais do gênero masculino, digitalizado (em formato pdf).

Documentos a serem produzidos em formato de imagem jpg

  • Fotografia capturada digitalmente – Verifique as instruções para a foto a ser apresentada; Saiba Mais
  • Assinatura digitalizada similar ao documento de identificação anexado (formato jpeg ou png); Saiba mais:
Atualizado em 30 de maio de 2025